10 dicas para escrever as melhores descrições de produtos

10 dicas para escrever as melhores descrições de produtos

Você criou seu e-commerce, fez todas as configurações no site, cadastrou produtos, elaborou as ofertas e as estratégias e deixou o site 100% rodando, agora só esperar e vender, certo? Errado! Ainda existem muitos pontos que você deve ficar atento antes de realizar alguma venda (e que inclusive vão te ajudar para que essa venda aconteça de forma mais rápida e recorrente).


Um dos pontos mais importantes (e que muitos donos de e-commerce esquecem ou simplesmente não dão a devida atenção), é a produção das descrições dos seus produtos, afinal muitas vezes são elas que dão aquele empurrãozinho final para você fazer uma venda. Ainda não sabe o que escrever na descrição para os seus produtos? Então prepara o Ctrl + C e confira 10 dicas que vão te ajudar com isso


Escreva para a sua persona

Escrever com foco na sua persona é o primeiro passo para escrever boas descrições de produto, mantendo sempre a linguagem adequada ao seu público.


Mostre os benefícios e recursos do produto

Essa é bem óbvia né. Você precisa convencer o seu público do porquê ele deve comprar o seu produto. Quais os benefícios que ele terá comprando de você?


Informe a matéria-prima

Outro ponto muito importante, até mesmo para evitar problemas futuros, é informar a matéria-prima usada na fabricação. Já imaginou se um cliente compra seu produto e é alérgico a algum material que não está especificado?


Descreva as medidas

Assim como a dica nº 3, descrever as medidas e diferentes tamanhos do seu produto é essencial para uma boa comunicação entre empresa e cliente. Assim, ambos saem satisfeitos ao final da venda.

Prefira as palavras-chave de cauda longa

Palavras de cauda longa, mais conhecidas como long tail, são mais específicas e menos comuns, tornando-as adequadas para o e-commerce de nicho.

Consiste basicamente em ser bem específico: se você vende camisetas de futebol, não coloque apenas "camiseta de futebol" na descrição, mas pense em como a pessoa vai buscar. Por exemplo: "camisa flamengo Reserva 2025". 

Escreva um título atrativo

O título do produto precisa chamar a atenção e, ao mesmo tempo ser simples e objetivo, já que funciona como uma vitrine para o seu comprador (depois da imagem, é claro).


Use recursos visuais

Imagens e mais imagens. Utilizar fotos para apresentar o seu produto ou qualquer outro recurso visual (como esboços em arte, exemplos de aplicações do produto no dia a dia) certamente irá fazer grande diferença na hora que alguém for comprar de você. Um bom exemplo são os efeitos utilizados pela Apple ao fundo da apresentação de um produto, como a imagem acima. Garantidamente, isso se torna uma característica da marca.

Aplique SEO nas imagens

Mas como assim SEO na imagem? No arquivo da imagem, você pode salvar o nome dele conforme o que ele representa, por exemplo: em vez de nomear sua imagem como "IMG1234.JPG", busque colocar "camisa_flamengo_reserva_2022.jpg". Além disso, você pode alterar o atributo ALT diretamente pelo código do site na página do produto. Nela você pode "dizer" ao Google o que tem naquela imagem, o que facilita sua leitura.


Estimule a experiência sensorial na descrição

Estimular a experiência sensorial do cliente na sua descrição é outro ponto que se for usado corretamente, com certeza pode te gerar algumas vendas a mais, afinal a compra muitas vezes está associada à emoção e aos sentidos.

Use avaliações de outros compradores

Por fim, mas não menos importante, é uma regra sem exceção você colocar os depoimentos e avaliações de outros compradores para aqueles produtos. Quanto mais positivas forem as avaliações, maior a chance de outras pessoas também comprarem de você.

E aí, curtiu o conteúdo? Então fica ligado, pois tem conteúdo novo toda semana aqui no blog da VOWT para te ajudar a alavancar as vendas da sua loja virtual.

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